A Vinícola Torcello foi fundada no ano de 2000 por Rogério Carlos Valduga, quarta geração da Família Valduga, e filho de Remy Valduga (viticultor, escritor e bisneto de Marco). A Torcello surgiu do fascínio de Rogério pela vitivinicultura e pelo seu desejo de resgatar a tradição da família, a qual elaborava vinho de maneira totalmente artesanal no próprio porão de casa para consumo próprio.
A pequena produção anual de apenas 30 mil garrafas de vinhos, entre tintos e brancos e 15 mil garrafas de espumantes, permite que o processo de elaboração seja feito de forma totalmente artesanal e controlada. A elaboração dos produtos Torcello inicia com um trabalho simples e natural, onde a sabedoria se alia a sensibilidade, buscando extrair da matéria-prima o máximo de sabor. Resultado disso, um vinho típico, que difere de safra em safra, mas que mantém a personalidade de quem ama o que faz.
Uma das menores ilhas de Veneza chama-se Torcello, e dessa forma, foi escolhida fazendo alusão por ser uma das menores vinícolas instaladas no Vale dos Vinhedos. Já a escolha do símbolo da Vinícola, Leão Alado de São Marcos, deu-se pelo fato de o Leão representar proteção.